Há anos que as montadoras tentam fazer um carro de custo baixo. A Renault tentou fazer um carro de 5 mil Euros, mas no final saiu o Logan por 7 mil Euros (o equivalente ao VW Fox exportado para lá). Montadoras brasileiras como Fiat e Volkswagen tem os seus pé-de-bois Mille e Gol G4, rspectivamente. No Brasil, quem leva o título de carro mais barato é o Uno Mille, até agora ninguém conseguiu bater o caro em preço (a partir de R$ 22 mil). Os concorrentes partem dos R$ 24 mil.
Por enquanto, quem conseguiu a façanha de produzir o caro mais barato do mundo foi a Tata Motors, com o Nano (cerca de US$ 4 mil, o equivalente no Brasil entre R$ 15 mil e R$ 20 mil). Agora, as montadoras mais tradicionais estão trabalhando mais a fundo com os seus futuros populares para fazer concorrência para o Nano.
A Chevrolet da China está desenvolvendo o seu modelo low cost, que será feito e distribuído para alguns países (inclusive os do Mercosul). A promessa da GM é de um modelo de baixo custo, com pouca importância com o visual ou conforto (já que será mais barato que o nosso Celta). Porém, não se sabe se será um sedã ou um hachback. A GM está avaliando o gosto do público.
O carro terá motor abaixo do 1,0 l e poderá ser o "campeão" do (des) conforto (se tem gente reclamando do pouco conforto oferecido pelo Celta, imagine esse novo anti-Nano, mais simples que o Celta...).
Projeção de Car Auto Brasil