14 de ago. de 2009

[Dica EdVolks] Economize combustível, bom pra você e melhor para seu bolso




Preste atenção nas dicas a seguir, pois estas podem ser valiosas para você, seu bolso e seu carro:

  • Quando efetuar a torca de óleo, respete as especificações no manual do proprietário. Utilize o de mesma categoria expressa no manual e verifique sempre o nível correto na vareta. Uma boa lubrificação evita o aumento do atrito interno do motor, o que gera desgaste excessivo e perdas expressivas,a ssim diminuindo a vida útil do motor. Motor ajustado, sistema de arrefecimento limpo, velas limpas e com folga correta são outros itens que devem ser verificados. Por exemplo com um filtro de ar obstruído seu veículo consumiria até 10% mais;
  • Abastecer com gasolina adtivada ajuda a manter o sistema de alimentação limpo por mais tempo. Porém não se iluda! O rendimento da adtivada é infimamente superior, em ermos de rendimento/potência, assim não sendo perceptível em veículos comuns.
  • Cheque a calibragem dos Pneus a cada 2 semanas, conforme as especificações do fabricante - sempre que estiverem frios - pois isto, também ajuda na economia. Fique atento! Muitos motoristas diminuem a pressão dos pneus para obter mais conforto em virtude da situação precária de nossas ruas. Isso além de acarretar o desgaste irregular dos pneus, aumenta o consumo em ate 3%.
  • Suspensção desalinhada, aumenta o atrito dos pneus com o solo. Assim aumenta o consumo e o desgaste dos pneus, prinipalmente em carros rebaixados.
  • O ar-condicionado pode influenciar també no consumo. Então verifique a carga do fluido, vazamentos, vedação sem esquecer do filtro de pólem que deve ser torcado nos intervalos estipulados no manual do proprietário. O ideal é utilizar o ar-condicionado com moderação mantendo todas as janelas fechadas. Quando acionado, o compressor do ar-condicionado consome alguns cavalos de potência do motor e o aumento no consumo fica em torno de 0,5% a 2%.
  • Acelere suavemente, respeite o tempo do carro e não estique damasiadamente e nem troque prematuramente as marchas. Fique atento ao trânsito, sempre fique de olho e antecipe-se aos acontecimentos a á sua frente para evitar freadas bruscas de velocidade. Em Congestionamentos, desligue o motor se conseguir prever que ficará parado mais de 3 minutos.
  • Evite ultrapassagens nas subidas que exijam a redução de marcha e, consequentemente, aceleração do veículo. Se o carro tiver injeção eletrônica, é indicado manter 80km/h em 5ª marcha com o acelerados no fundo em uma longa subida. Isso gasta menos do que obter a mesma velocidade em 4ª marcha, com um pouco menos de pressão no acelerador.
  • Senão for utilizar o bagageiro, retire suas travessas. Se utilizar, obedeça aos limites de peso e dimensões da carga. O excesso de velocidade também é prejudicial á segurança quando ao consumo de combustível.
  • Evite deslocamentos curtos, com menos de 4km, pois o motor não atingirá a temperatura ideal de funcionamento e desta forma gastará mais!