15 de ago de 2009

[Curiosidades]10 carros que são pseudo-esportivos

Texto: Bizarrices Automotivas

Num mercado onde os verdadeiros esportivos nacionais estão cada vez mais raros, o jeito que as montadoras estão dando para saciar quem gosta de carros com veia esportiva é oferecer pseudo-esportivos… Cores vibrantes, rodas maiores, aerofólio e… a mesma mecânica das versões comuns.

Palio 18R

Fiat Palio 1.8R – O visual é bastante espalhafatoso, com direito a adesivo na lateral e cinto vermelho. Mas com motor 1.8 de 115 cv e cerca de 1.000 kg, ele de fato anda bem.

Punto Sporting

Fiat Punto Sporting – Uma espécie de Palio 1.8R maior e (muito) mais bonito. Mas esse tamanho a mais faz a diferença, o Punto 1.8 não é tão esperto quanto o Palio “esportivo”. Se quiser fortes emoções, leve o Punto T-Jet, que não custa muita coisa a mais, mas tem motor 1.4 Turbo de 152 cv.

Stilo Sporting

Fiat Stilo Sporting – O motor 1.8, que no Palio é o ponto forte, faz o Stilo passar vergonha. Seu desempenho é muito aquém de seu visual, com rodas 17”, Sky-Window e opção de cores vivas, como amarelo e vermelho. É possivelmente o carro mais lento desta lista, levando pau de compactos 1.6 e vários outros hatches médios. Não é um carro feito para correr, e sim para “desfilar”. E isso ele faz muito bem.

Fox Extreme

VW Fox Extreme – Muita gente manda tirar esse adesivo, mas fora isso, ele é bem bonitinho. Com motor 1.6 de 103 cv, seu desempenho agrada no uso urbano, assim como qualquer outro Fox 1.6… Tirando o CrossFox, claro, mais alto e pesado.

Polo GT

VW Polo GT – Provavelmente o carro mais ágil dessa lista. O motor é o 2.0 de 120 cv, que garante um bom desempenho aos 1.142 kg desse Polo. O bom acerto do conjunto mecânico contribui para uma tocada mais esportiva. O visual também agrada em cheio, se diferenciando do GTI apenas pelas rodas e por ser 4 portas, além dos logotipos, obviamente. Aliás, que saudades do Polo GTI, esse sim o verdadeiro Polo esportivo, com motor 1.8T de 150 cv, pena que foi importado só em 2006 e em tiragem limitada por preço absurdo (R$ 100.000).

Golf GT

VW Golf GT – Assim como o Polo, usa motor 2.0 e tem visual que não deve nada pro GTI. Mas não é tão ágil quanto o Polo e apanha feio de seu irmão esportivo de verdade, o recém-finado GTI, que tinha até 193 cv e andava muito, muito mesmo.

Meriva SS

Chevrolet Meriva SS – É a maior piada da lista. O único SS que ainda resta no catálogo é uma minivan! É carro de família, é táxi, mas esportivo, isso jamais! E pior, agora só com câmbio automatizado EasyTronic! Mas é 1.8 e até que anda bem.

Vectra GT-X

Chevrolet Vectra GT-X – Quando foi lançado, o Vectra GT foi bastante criticado, por ser o primeiro carro a banalizar a sigla GT. Mas verdade seja dita, ele é lindo e responde bem quando o motorista pisa fundo para explorar seus 140 cv. Não tão bem quanto um Opel Astra OPC (2.0 Turbo de 240 cv), no qual esse GT-X azul foi inspirado, mas “traduzindo” pra realidade brasileira já dá pra se contentar…

Sandero Vibe

Renault Sandero Vibe – Versão focada no público jovem, tem visual diferenciado, mas o motor é o 1.6 8v de 95 cv… Tinha que ser o 1.6 16v de 112 cv! O Sandero Vibe perde feio pro finado Clio Dynamique 1.6 16v em esportividade!

Mégane Extreme

Renault Mégane Extreme – A versão Extreme está disponível em todas as configurações de carroceria, motor e câmbio: Sedan e Grand Tour, 1.6 16v Flex e 2.0 16v e manual e automático (este só pro 2.0). Um sedan 2.0 manual anda bem, ainda que esteja muito longe de um Mégane esportivo de verdade, o RS. Já uma Grand Tour 1.6…