2 de jul. de 2009

[Segredos]Segredo: "anti-EcoSport" da Renault vem aí

Modelo contará com traços inspirados no protótipo SandUp Concept

Renault Sandero SandUp

César Tizo

Quem foi ao Salão de São Paulo no último ano e visitou o estande da Renault pôde conferir uma prévia do que será o futuro “anti-EcoSport” que a marca francesa está planejando.
Ao apresentar o conceito Sand’Up, que até então parecia uma grande picape Sandero, o responsável pelo estúdio de design da marca em nosso país, Vincent Pedretti, explicou que o objetivo da Renault com o protótipo era mostrar a versatilidade da plataforma B0. Utilizada por Logan e Sandero, essa base será o ponto de partida do novo jipinho da Renault no Brasil. Para quem não se lembra, o Sand’Up Concept apresentado no evento tinha uma caçamba modular que podia alcançar até 1,7 m de comprimento e acomodar 500 litros de carga.
O futuro modelo é tratado pela marca como projeto H79 e deve ser lançado entre 2011 e 2012. Como Pedretti também foi o responsável pelo design do crossover Koleos, vendido na Europa, podemos esperar belas formas para a novidade da Renault em nosso mercado.
O Ford EcoSport é considerado um case de sucesso na indústria, até porque o mercado brasileiro se mostrou bem receptivo a esses “aventureiros urbanos” e preza por um desenho caprichado. E, com o sucesso que o Eco obteve no mercado, sendo que ainda hoje a marca comercializa cerca de 3 500 unidades por mês, várias fabricantes viram aí uma bela oportunidade para atuar. Mas a experiência do Ford já deu a dica para as concorrentes: nesse segmento, o visual é muito importante e, por isso, a Renault quer ir além de uma mera adaptação como o Sandero Stepway.

Imagens divulgação