4 de jul. de 2009

[Manutenção] Pneus do carro: cuidando bem deste componente através da calibragem correta


ford shelby gt500 2010 fotos oficiais 5 Pneus do carro: cuidando bem deste componente através da calibragem correta

Cuidar bem dos pneus do carro. Quando pensamos nisso, lembramos que temos de verificar a calibragem a cada uma ou dias semanas, mais ou menos. Mas será que é só isso mesmo? Inicialmente, devemos lembrar que a pressão correta de cada pneu está indicada no manual do carro.

Que pressão colocar nos pneus?

Nada de colocar sempre 26 libras nos quatro pneus, ou 28, ou 30. Hoje em dia muitos modelos tem pressão recomendada diferente disso. E muitas vezes a pressão usada na frente é diferente da pressão que deve ser usada na traseira.

Quando seguimos o que diz o fabricante, conseguimos mais conforto, maisdurabilidadedos pneus e mais estabilidade nas curvas.

O que acontece se eu deixar o pneu com menos pressão do que o recomendado?

O pneu vai ter atrito a mais com o solo. Isso levará ele a segurar mais o carro, ou seja, o desempenho dele será inferior. Além disso, ele vai se desgastar com mais velocidade, aquecer demais, e ter vários problemas a longo prazo, inclusive deixando a direção mais pesada. A segurança também fica prejudicada, pois na chuva os sulcos estarão encolhidos, escoando menos água.

E se eu encher o pneu mais do que o que diz o manual?

Isso geralmente é feito para se conseguir uma alegada economia de combustível. Pode até ser que o carro gaste menos com o pneu cheio demais, mas ele também vai aderir menos ao chão. Vai levar distâncias maiores para frear, o carro vai ficar menos estável, mais duro, sem conforto, colocando uma carga grande demais na suspensão, desgastando os componentes da mesma. Também fica mais fácil cortar o pneu quando ele está cheio demais.

A cada quanto tempo devo calibrar os pneus?

Este é um ponto que a maioria de nós não faz. Calibrar os pneus semanalmente. Este é o período recomendado pelos fabricantes, mesmo que neste curto período de tempo, muitas vezes a pressão dos pneus não se altere nada, principalmente emcarros novos.

Mas lembre-se de sempre calibrar seus pneus sem andar mais de um quilômetro com eles. Isso porque conforme andamos com o carro, os pneus tem a pressão interna aumentada, e isso altera as medições.

Na estrada, devo mudar a pressão dos pneus?

É uma recomendação correta e apoiada por especialistas que se aumente a pressão dos pneus em 2 libras ao fazer uma viagem. Essa pressão a mais ajuda os pneus a aquecerem menos e se desgastarem mais lentamente. Mas só vale para a estrada.

E o estepe, como fica?

Ele deve ter sua pressão verificada uma vez por mês, pelo menos, e se deve colocar uma pressão maior nele do que nos outros, para compensar alguma perda que aconteça no meio tempo.


Read more:http://www.noticiasautomotivas.com.br/pneus-do-carro-cuidando-bem-deste-componente-atraves-da-calibragem-correta/#ixzz0KJNjovU6&C