30 de jun. de 2009

[Segredos] O novo


Modelo deve usar a plataforma do Panda europeu
Por Vitor Matsubara/ Fotos: Bruno Freitas | 28/05/2009

A Fiat deve estar feliz com o bom desempenho do Mille nas vendas (segundo o ultimo relatório da Fenabrave, o carro ocupa o terceiro lugar em emplacamentos), mas a marca já prepara terreno para o seu sucessor.

Os primeiros protótipos já começaram a rodar pelas estradas de Minas Gerais, conforme você pode conferir nas fotos. O veículo flagrado por QUATRO RODAS é um Panda, compacto de origem italiana posicionado abaixo do Punto, com uma pesada camuflagem que esconde suas linhas.

O Panda deve emprestar sua plataforma para o novo Uno (o que ajudará a baratear os custos), mas não significa necessariamente que as linhas do futuro popular venham a seguir o design do modelo europeu.

Além de modernizar o Uno, o objetivo da Fiat é fazer com que o novo carro atenda às normas européias de crash-test mantendo o peso do veículo atual, em torno de 850 quilos.

A criação de um projeto completamente novo também visa atender às normas que exigirão freios com sistema anti-travamento (ABS) e airbag duplo como itens de série em todos os modelos feitos no Brasil até 2014.


Apesar de já estar em fase de testes, a data de lançamento do novo Uno ainda é uma incógnita. A Fiat quer ter o projeto concluído até o final de 2009, mas irá lançá-lo apenas no momento que julgar oportuno.

Na edição de junho de QUATRO RODAS, você confere um dossiê de segredos e poderá saber o que as fábricas preparam para os próximos meses.

[Fonte:Quatro Rodas]