Existem certos carros que nenhum particular se interessa em comprar. Pode anunciar nos jornais de maior circulação do país, pode colocar em site de venda de carros, que não tem jeito. Você não consegue se desvencilhar da preciosidade.
Aí, o que acontece? A solução acaba sendo entregar o carro para um comerciante, vendedor de carros. A maioria deles torcem o nariz e não aceitam o carro. Os poucos que aceitam, calculam que vão ficar com ele por vários meses, e então, para fazer valer aquele espaço ocupado por muito tempo, jogam o preço lá embaixo.
Tem vendedor que paga praticamente metade do que o carro vale. Alistamos 10 desses carros aqui, para que você fuja do mico. Aliás, esta lista não se chama “10 carros que são micos de mercado”, pois futuramente teremos uma outra lista, aí sim com esse título.
Antes de entrarmos em detalhes sobre os 10 carros usados que levam meses para serem vendidos, lembramos que eles são ruins de aceitação no mercado. Na hora de comprar um carro, tudo depende se você quer um mico ou não. Se quiser, compre ele semp pensar duas vezes, afinal o dinheiro é seu!
Alguns dos modelos dessa lista são ruins mesmo, por natureza, mas alguns tem um ótimo custo/benefício, pois são completos, confortáveis, e custam pouco. Aí vai da sua cabeça. Muitos preferem um mico que vai levar mais tempo para vender do que um Gol 1.0, que é ouro no mercado de usados, mas que é pelado, desconfortável e tem seguro caro.
E lembre-se de outra coisa: o lojista sempre reclama com o intuito de desvalorizar, dizendo que não paga mais pelo ar-condicionado, que essa cor é ruim de vender, se é automático isso desvaloriza o carro, etc, etc. E na hora de vender ele fala pro comprador o contrário, que automático valoriza o mesmo.
Compre sempre o carro que melhor vai servir a sua família e ponto final. Vamos para a lista:
Chevrolet Suprema
Essa perua é difícil de vender por ter visual de carro de funerária, e por muitas vezes, ter mesmo sido usado por funerária. O Omega ainda tem um bom valor de mercado, é muito procurado, por ser um carro elegante, completo e potente. Mas no caso da Suprema, os compradores não vêem muito essas qualidades. Uma Suprema CD 4.1 96, que tem preço de tabela de quase 17.000 reais, muitas vezes é encontrada por 12.000.
Fiat Marea
Muitos falam mal do Marea usando argumentos concretos para isso, já muitos inventam más qualidades do carro que na verdade são ocasionadas por falta de manutenção correta. Você dizer que Marea é pouco valorizado pelo fato de que para trocar uma correia dentada você tem que tirar o motor fora é real. Já dizer que Marea tem motor que funde á toa é meio que errado, pois isso acontece quando não é usado o óleo correto e a manutenção não é feita seguindo-se á risca as instruções do fabricante. Mas que um Marea HLX 2.4 2001 que de tabela vale quase 20.000 reais acaba sendo encontrado por 13.000 é a mais pura verdade. Ninguém quer Marea.
Toyota Corolla 98
Que tal pagar 12.000 ou 13.000 em um sedã completo, ano 98, nem tão velho assim? Tentador. Mas para usufruir desse benefício, você vai ter que andar pelas ruas de sua cidade com um dos carros de visual mais feio dos anos 90. O Toyota Corolla é um ótimo carro. Tem aquela fama de inquebrável. E é durável como todo bom modelo japonês. Mas no ano de 98, a marca japonesa fez uma transformação no sedã vendido aqui no Brasil que ela talvez se arrependa até hoje. Ficou horrível. O Corolla 97 é muito bonito, e tem revenda não tão difícil. Já o Corolla 99 tem outro visual, e é negociado por 19.000 ou 20.000 reais. Então fica aí a dica, fuja do Corolla 98.
Ford Fiesta 98
Este popular não tem alguma característica que o faça ser péssimo, horrível, não desejado. O que aconteceu com ele é que ele foi ficando colocado de lado, frente a outras opções existentes neste ano de fabricação. Seu visual tem o apelido de chorão. E, pra ser sincero, quem vai querer um Fiesta 98 com esse visual, ao invés de um Corsa 98? Ou um Gol 98? Sabe como é o comprador de um popular usadinho dessa idade, quer liquidez, quer algo que depois seja fácil de vender e que não desvalorize. Duas qualidades que o Fiesta 98 não tem, pois vale quase 10.000 reais de tabela mas chega a ser vendido por 6.900.
Hyundai Accent 96
O compacto coreano era vendido de maneira tímida aqui no Brasil naquela época. Os coreanos ainda não tinham a ótima fama que estão adquirindo atualmente, e ninguém compraria um utilitário de mais de 80.000 reais da Hyundai, como muitos fazem hoje com o Tucson. O Accent tinha dois problemas. Era aquele carrinho frágil, não muito preparado para as condições das estradas do Brasil, e tinha as cores mais berrantes e chamativas que você possa imaginar. Algumas unidades eram rosa, só para você ter uma idéia. Tem motor 1.5, bons equipamentos de série, e vale uns 10.000 de tabela, mas é vendido por 7.000 ou ainda menos.
Citroen Xantia
Taí outro exemplo de um carro que não é muito preparado para nossas ruas e estradas. O Citroen Xantia tem muitas qualidades, bem equipado, etc. Mas sofre de todo mal que tem os carros que são já meio velhinhos, com uns 10 anos de idade ou mais, e tem componentes sofisticados, eletrônicos, difíceis de achar. Isso faz com que o preço de mercado do carro caia bastante, pois quem compra tem de vez em quando um grande prejuízo com manutenção. Você encontra unidades ano 97 e com motor 2.0 por 7.000 reais. É de se desconfiar.
Volkswagen Polo 1.0
Motor 1.0 é feito para impulsionar carro leve. Aliás, nem deveria existir, pois a faixa de cilindrada que paga menos imposto aqui no Brasil poderia muito bem ser até 1.4. Mas, voltando ao assunto. Quem tem um carro mais barato, pelado, e sem luxos, é quem acaba por suportar um motor 1.0. Mais pela economia de combustível. Mas e quem compra um Volkswagen Polo? Essa pessoa já quer um motor maior, pois saiu em busca de um compacto mais equipado e mais luxuoso. O Polo 1.0 foi um erro da VW que existiu por pouco tempo. A produção foi pequena, e a receita para um mico estava pronta. No seu lançamento, em 2002, ele custava 600 reais a menos que o Polo 1.6, então pouca gente o escolheu. Uma unidade 2003 tem preço de tabela em 24.000 reais, mas você acha por 16.000, 17.000.
Ford EcoSport 1.0
Mais um absurdo automotivo que só as montadoras brasileiras podem oferecer a você, caro consumidor com nariz de palhaço. Se um Polo com motor 1.0 já é uma insanidade, imagine um crossover do tamanho da EcoSport. Ficou pior ainda. Mesmos detalhes do Polo, motor fraco e produção pequena. Tudo bem que o motor 1.0 dela tinha um supercharger, elevando a potência a 95 cavalos, mas é só mencionar que sua EcoSport tem motor 1.0 que todo mundo corre. Uma 2003 tem preço de tabela em 26.000 reais, mas você encontra por até 18.000.
Mercedes-Benz Classe A
No Brasil, o Mercedes-Benz Classe A pode até ser chamado de carro de luxo. Além dos equipamentos de conforto normais, como ar-condicionado e direção hidráulica, você encontra também airbags e freios ABS, em um carro fabricado em 99 e com preço em torno de 15.000 ou 16.000 reais. É muito barato. Só que você vai ter que ouvir o lado ruim também: queima da bomba da direção hidráulica. Um problema bem comum no modelo, que agrava o fator de risco de ser um carro completo, cheio de eletrônica, e que se você der uma encostadinha, vai ter que trocar o farol que pode custar 500 reais a unidade. Isso no mercado paralelo, não na concessionária.
Daewoo Espero
Em termos de mecânica, este sedã coreano não é um bicho de sete cabeças. Ele usa plataforma e motor do primeiro Vectra nacional, aquele vendido entre 1993 e 1996. O câmbio é o mesmo, e também a suspensão. Além disso, tem linhas bonitas, elegantes, desenhadas pelo estúdio Bertone. Mas é complicado. Quem vai querer um sedã coreano fabricado entre 1994 e 1997, sendo que com um pouco mais de dinheiro pode comprar o Vectra no qual ele é baseado? Ou pode comprar algum sedã ainda melhor de revenda, como o Monza ou o Santana? Então, mesmo tendo motor 2.0 e sendo completo, você encontra unidades ano 97 por 7.000 reais.
[Baseado em matéria da Auto Esporte]
[Fonte Noticias Automotivas.com.br]