30 de jan. de 2010

[Humor] Conflito de gerações

[Utilidade Publica] Tucker Torpedo, o fim de um sonho...


Esta história é interessante para vermos como um país consegue acabar com pessoas brilhantes fraudando documentos e destruindo grandes projetos. Tudo isso envolvido em interesses financeiros, protegendo poderosos industriais e ajudando-os a continuar vendendo suas tecnologias ultrapassadas interrompendo um boom tecnológico que se iniciaria na indústria automobilística norte-americana. norte-americana.

Impedindo que uma nova tecnologia fosse colocada no mercado, as indústrias da época podiam continuar vendendo seus automóveis sem se preocuparem em alterar suas fábricas e processos de fabricação. Afinal de contas, quem comprasse um automóvel sem os avanços tecnológicos, alguns anos depois iria querer comprar outro de melhor tecnologia. Assim, a indústria venderia automóveis a uma mesma pessoa duas, três ou até mesmo quatro vezes no decorrer de uma década. Quanto mais vezes fossem divididos os avanços tecnológicos, mais automóveis seriam vendidos no total. É como fazem hoje os fabricantes de celulares: começaram fabricando modelos grandes sendo que, dentro deles, haviam espaços vazios e os celulares podiam ter seu tamanho reduzido. Depois, lançam celulares menores, porém com menos recursos que os grandes. Os compradores só vão descobrir isso depois que já adquiriram os novos aparelhos. Então, depois de mais um certo tempo, um novo modelo é lançado, também pequeno e com os mesmos recursos da primeira linha de celulares grandes. Então, as pessoas adquirem, mais uma vez, o novo modelo. Após isso, são lançados modelos menores ainda (ou mais leves, ou com mais recursos) e todo esse ciclo processual começa novamente. Tente lembrar de quantos celulares você já comprou até hoje e veja como o mercado domina todos nós.

Este mesmo processo de lançamentos sucessórios de produtos cada vez menores e com mais recursos está acontecendo com o nosso sonho de consumo: as máquinas fotográficas digitais. Verifique que os modelos com mais recursos são maiores que os demais, exatamente para, quando lançarem novas câmeras fotográficas digitais com os mesmos recursos, porém menores, haver uma nova onda de vendas.

Mas, vamos voltar ao assunto da indústria automobilística norte-americana e ver como uma pessoa pode ser tão massacrada num país simplesmente por ser um excelente inventor e ter uma mente brilhante. Esta é a história de Preston Tucker.


Preston Tucker e seu revolucionário Tucker Torpedo

A carreira de Preston Tucker

Preston Tucker nasceu em Capac, no estado de Michigan, nos Estados Unidos em 21 de setembro de 1903 e teve o seu primeiro emprego como office-boy na sede da Cadillac Motor Company.

Depois de casado, trabalhou como vendedor numa concessionária de Memphis, no Tenessee, chamada Mitchell Dulian. Vinte anos mais tarde, o dono dessa concessionária passaria a ser o diretor comercial da Tucker Corporation.

Em 1933, Preston Tucker já era diretor comercial da Pierce-Arrow. Pouco tempo depois, já era proprietário de uma concessionária Packard em Indianápolis. Durante toda sua vida, Tucker sempre elaborou planos industriais.

Em 1940, inaugurou em Ypsilanti, Michigan, a Tucker Aviation Corporation, indústria que fabricava aviões, tanques e canhões para a Segunda Guerra Mundial. Com o fim da guerra, em 1945, ele destinou seu dom industrial ao seu grande sonho: construir um automóvel que fosse seguro, rápido, baixo, comprido e com boa aerodinâmica. Nascia o projeto Tucker Torpedo, um carro que estava anos à frente da concorrência em matéria de engenharia, velocidade, com estilo futurista, além de ser extremamente seguro. Em quinze anos de projeto, o carro recebeu diversas inovações como o design aerodinâmico desenvolvido pela indústria da aviação, além de apresentar uma segurança muito avançada para a época com cintos de segurança e compartimento deformável dos passageiros. O pára-brisas do Tucker Torpedo também recebeu uma atenção especial: ficava encaixado sobre uma espuma de borracha, fazendo com que ele saltasse para fora do carro em caso de colisão. Este carro também possui um farol central que vira acompanhando a direção do volante para iluminar nas curvas.

Para se ter idéia de como Tucker se preocupava com a segurança dos passageiros, as maçanetas internas do veículo ficavam para dentro das portas para evitar que seus ocupantes se machucassem em caso de acidente. O interior do carro era todo acolchoado, inclusive o painel; e, o retrovisor interno, era de plástico flexível.

Tucker Torpedo também tinha um sistema de suspensão independente, freios a disco nas quatro rodas e era um carro com motor de 6 cilindros horizontais de 5,8 litro (9,6 litros na primeira versão), o mesmo usado no helicóptero Bell, dotado de uma potência de 150cv, capaz de atingir 190 km/h. Os cilindros do Torpedo, em 1947, já eram alimentados por injeção de gasolina! Enfim, o Tucker Torpedo seria o carro dos sonhos de todos os americanos, por um preço que grande parte deles poderia pagar: apenas US$ 2.450,00.


O belo e potente Tucker Torpedo com um terceiro farol na frente que inclina junto com o volante para iluminar nas curvas

Após a divulgação do seu projeto, Preston Tucker conseguiu encomendas de 300 mil unidades de pessoas que queriam possuir o "carro dos sonhos". Com isto, conseguiu atrair 28 milhões de dólares através do mercado de ações dos Estados Unidos para iniciar o seu projeto, que foi colocado em prática numa antiga fábrica de aviões alugada em Chicago, onde chegaram a ser construídas algumas unidades do carro.

Por ter um projeto totalmente inovador e que poderia abalar as montadoras norte-americanas, algumas pessoas afirmam que as grandes montadoras da época, juntamente com o próprio governo norte-americano, fizeram uma grande conspiração contra Tucker com um marketing negativo agressivo e expansivo de ataque ao industrial com calúnias, processos e fraudes em seus projetos e balanços que colocaram Tucker como um dos maiores fraudadores do país, como se tivesse enganado acionistas e concessionários, sendo comparado até mesmo a Al Capone.

Tentaram condenar Tucker com uma pena que poderia variar de 20 a 155 anos de prisão. Mas, com habilidade de mostrar como o país estava sendo injusto com ele, Tucker conseguiu ser absolvido do processo. Mesmo assim, sua fábrica já havia sido fechada pelo poder norte-americano e o carro já havia conquistado fama de fraude, o que culminou no fim do seu sonho nos Estados Unidos, em 1949.

Apenas 51 unidades do Tucker Torpedo chegaram a ser construídas. Destas, 47 ainda existem com colecionadores

No filme Tucker - Um Homem e Seu Sonho, de Francis Ford Coppola, (assista o filme!) após toda a conturbação, Tucker decidira projetar uma mini-geladeira para pobres com espaço para colocar apenas alguns litros de leite. Mas, na vida real, ele tentou construir, no Brasil, o Carioca, um carro econômico, com desenho esportivo e com inovações já testadas no Torpedo.

Um Tucker Torpedo chegou a desfilar nas ruas do Rio de Janeiro e São Paulo para tentar conseguir acionistas. Mas, com a dificuldade de se encontrar investidores, seu projeto não saiu do papel. Preston Tucker, o criador de um mito da indústria automobilística, morreu de câncer, em 1956, no Rio de Janeiro. Como os Estados Unidos não tinham interesse que Tucker construísse automóveis, estando o fato bem evidente no filme, penso que a morte de Tucker não tenha sido natural, e sim planejada.


Em 1949, o lendário Tucker Torpedo chegava a 190 km/h e fazia de 0 a 100 km/h em apenas 10 segundos

Infelizmente, o mundo perdeu, na década de 40, uma revolução automobilística que ocorreria com o Tucker Torpedo, um carro que, nos testes realizados na pista oval de Indianápolis, entrava nas curvas a 170 km/h e atingia cerca de 190 km/h nas retas. Também fazia de 0 a 100 km/h em apenas 10 segundos, impressionante para a época. Atualmente, são vendidas réplicas do Tucker nos EUA por cerca de US$ 150 mil.

Para se ter idéia de como os avanços tecnológicos criados por Tucker ficaram parados no tempo, somente agora, mais de meio século depois, a Mercedes-Benz resolveu relançar a idéia de Tucker nos seus carros, instalando faróis que viram de acordo o volante do veículo, para iluminar melhor as curvas. Uma matéria a respeito pode ser lida no endereço www.mecanicaonline.com.br/2002/agosto/tecnovidade/farois_giratorios.html.

Saiba mais sobre o Tucker Torpedo ou Tucker 48 (como também era chamado, devido ao ano de seu lançamento) acessando o site do Clube do Tucker no endereço www.tuckerclub.org; conheça mais detalhes da história do lendário Tucker acessando o endereço www.tuckerclub.org/tuckfaq.html; e veja as fotos e onde está cada automóvel Tucker Torpedo ainda existente visitando o endereço www.tuckerclub.org/tuckcars.html.

Evitando qualquer processo judicial que poderia ocorrer contra a minha pessoa, declaro que o conteúdo deste site pode não corresponder à realidade e expressa apenas as minhas idéias a respeito do assunto, idéias estas publicadas aqui preservando e colocando em uso o meu direito de liberdade de expressão.

29 de jan. de 2010

[Humor] Conflito de gerações

[Custom]Mercedes E 63 AMG 2010 VATH - Classe E tunada com 605 CV

vath mercedes e 63 amg

A preparadora VATH apresentou nesta quinta um novo pacote esportivo para o Mercedes E 63 AMG. Com o kit o sedan pode ser considerado um dos mais rápidos do mundo, para acelerar de 0 a 100 km/h são necessários apenas 4.1 segundos, já a velocidade máxima é ainda mais impressionante, 340 km/h.

vath mercedes e 63 amg 2010

Com este desempenho o carro consegue superar ou ficar próximo da máxima de alguns dos superesportivos mais rápidos do mundo, como o Lamborghini LP670-SV (341 km/h) e a Ferari 458 Italia (325 km/h).

O Mercedes E 63 AMG Vath é equipado com um motor V8 capaz de desenvolver 605 CV de potência, 87 cavalos a mais do modelo convencional.

vath mercedes e 63 amg 2010

Visualmente o modelo não ganhou grandes alterações, na dianteira as novidade são a nova grade e o pequeno spoiler em fibra de carbono. Já na laterais, os destaque são as rodas de liga leve de 20 polegadas calçadas por pneus esportivos, somente este dois itens custam €8,211 (R$ 21,100).

Além das pequenas alterações, a preparadora realizou um série de modificações na parte mêcanica, como a instalação de um novo sistema de freios de alta performace (€5,355) e uma suspensão ajustável que pode ser rebaixada em até 30 mm. Na traseira a principal novidade é o novo sistema de exaustão traseiro com fibra de carbono.

vath mercedes e 63 amg 2010

[Segredos] Como será o novo EcoSport 2012

nova ecosport 2012 parceria na ae 1 Parceria exclusiva entre o NA e a revista Auto Esporte mostra como será a Nova EcoSport 2012

Foto: AutoEsporte



28 de jan. de 2010

[Humor] Pedido

[Novidades] Mercedes CLS, teaser mostra traços do novo modelo.

mercedes cls 2011 concept

A Mercedes irá apresentar nesta semana, durante o Salão de Detroit, um carro conceito, que muito provavelmente servirá de base para a criação da nova geração do CLS, que deve ser apresentado ainda em 2010.

mercedes cls 2011 concept

Ontem a montadora revelou teasers do protótipo. Através das imagens é possível perceber que o modelo terá um design bastante arrojado. Na parte traseira ele terá um pequeno aerofólio, para melhorar a aerodinâmica. Por enquanto nenhuma informações sobre a motorização foi revelada.

mercedes cls 2011 concept

A expectativa é de que a versão de produção da nova Mercedes CLS, seja apresentada em março, no Salão de Genebra.

[Curiosidades] Buick Corsa?






As fotos não são Montagens, são relacionadas ao Corsa vendido nos dias de hoje na Ásia. em algumas regiões do Continente asiatico, a marca Buick é mais popular e quista que a própria Chevrolet e como são do mesmo grupo, trocaram os logotipos para vender mais carros. Puro Marketing não? Será que veremos Buick ou Cadillac Agile?

Eduardo Oliveira

27 de jan. de 2010

[Custom] O que não fazer com seu carro

carro melancia (3) carro melancia (1) carro melancia (2) carro melancia

Carro Melância, verde por fora e vermelho por dentro.

Gosto não se discute, mas não siga este exemplo, ok?

[Humor] No Divã

[Curiosidades] Corsa Wagon Made in China

Se muestran los artículos pertenecientes al tema Chevrolet.

16/08/2008

2006 Chevrolet Evanda CDX

16/08/2008 11:51 Autor: carrefour. #. Tema: Chevrolet

07/08/2008

1977 Chevrolet Nova

07/08/2008 22:38 Autor: carrefour. #. Tema: Chevrolet

1962 Chevrolet Nova Convertible

07/08/2008 21:24 Autor: carrefour. #. Tema: Chevrolet

1963 Chevrolet Nova Convertible

07/08/2008 21:21 Autor: carrefour. #. Tema: Chevrolet

19/07/2008

28/06/2008

1972 Chevrolet Bel Air

28/06/2008 17:46 Autor: carrefour. #. Tema: Chevrolet

1970 Chevrolet Bel Air Townsman

28/06/2008 17:39 Autor: carrefour. #. Tema: Chevrolet

1968 Chevrolet Bel Air Townsman

28/06/2008 17:24 Autor: carrefour. #. Tema: Chevrolet

14/06/2008

1970 Chevrolet Monte Carlo

14/06/2008 17:52 Autor: carrefour. #. Tema: Chevrolet

05/06/2008

1999 Chevrolet Prizm

05/06/2008 22:44 Autor: carrefour. #. Tema: Chevrolet

04/06/2008

1966 Chevrolet Impala Coupé

04/06/2008 15:44 Autor: carrefour. #. Tema: Chevrolet

1972 Chevrolet Townsman

04/06/2008 13:29 Autor: carrefour. #. Tema: Chevrolet

02/06/2008

2008 Chevrolet HHR SS

02/06/2008 19:11 Autor: carrefour. #. Tema: Chevrolet

24/05/2008

1978 Chevrolet Malibu

24/05/2008 23:16 Autor: carrefour. #. Tema: Chevrolet

1982 Chevrolet Cavalier Wagon

24/05/2008 20:14 Autor: carrefour. #. Tema: Chevrolet

13/05/2008

2008 Chevrolet Lacetti Sport (UK)

13/05/2008 13:24 Autor: carrefour. #. Tema: Chevrolet

10/05/2008

09/05/2008

1984 Chevrolet Celebrity

09/05/2008 16:27 Autor: carrefour. #. Tema: Chevrolet

23/04/2008

1999 Chevrolet Monte Carlo Z34

23/04/2008 09:18 Autor: carrefour. #. Tema: Chevrolet

17/04/2008

16/04/2008

2008 Chevrolet Aveo LS 5d

16/04/2008 18:17 Autor: carrefour. #. Tema: Chevrolet

31/03/2008

1971 Chevrolet Blazer [K-5]

31/03/2008 09:53 Autor: carrefour. #. Tema: Chevrolet

28/03/2008

2006 Chevrolet Sail SRV SGM7166SL (C)



O Modelo Corsa Wagon, já deixou as concessionárias á algum tempo, porém ainda cai no gosto dos chineses. trago esta curiosidade para demonstrar como seria uma nova versão da perua, caso ele pudesse ser relançada em territorio nacional. Para os fãs do modelo a notícia é boa, pois como não houve mudança nda plataforma do carro, é possivel fazer um "face-lift" em sua corsa wagon 1998 e deixá-la com carinha de 2011...

Eduardo Oliveira