Tem carros que se atualizam visando a realidade brasileira, ou seja, fazendo alterações de baixo custo. São carros lançados como novos, mas que reaproveitam peças de modelos antigos, sendo reestilizados parcial ou totalmente no visual, mas mantendo componentes mecânicos bem conhecidos. Alguns chegam até a mudar de nome, enquanto outros usam plataforma de modelos antigos para criar um carro “superior”. O carro ser uma gambiarra não significa que ele seja ruim. Uns são bons carros até, mas tem outros que só se salvam com um projeto totalmente novo. Confira:
Peugeot 207 – A marca alega que um 207 igual ao europeu custaria tanto quanto um 307 aqui, então fizeram a versão nacional… Que ficou bem desproporcional.
Por baixo da gambiarra… Peugeot 206 – Apresentado no final dos anos 90, o 206 foi um modelo revolucionário na história do design automotivo. Resistiu bem ao tempo, até que fizeram o “207”…
Renault Symbol – Chegou recentemente posicionado acima do Logan, mas é bem mais apertado que este. Culpa da plataforma de Clio Sedan. O carro foi totalmente redesenhado, mas repare na silhueta… Ainda é um Clio Sedan!
Por baixo da gambiarra… Renault Clio Sedan – Design sempre foi seu ponto fraco, mas ele era um carro bem equipado, do tempo em que todos os Renault nacional tinham airbag duplo… Tempo que ficou pra trás, principalmente depois de Logan e Sandero…
Chevrolet Celta – Um bom carrinho popular, de visual moderninho, mas muito mais mal-acabado que o modelo que lhe cedeu a plataforma…
Por baixo da gambiarra… Chevrolet Corsa 1994 – Na época, ele era bem moderno e estava alinhado com a Europa… Mas a GM insiste em requentar a plataforma do velho Corsinha e a utilizará até no Agile, maior lançamento da marca neste ano.
Fiat Palio – Já foi redesenhado tantas vezes que se tornou gambiarra. O face-lift da linha 2008 foi o mais mal-sucedido. Só mesmo um projeto totalmente novo pode salvar o Palio, que já está saturado de reestilizações.
Por baixo da gambiarra… Fiat Palio 1996 – Tinha visual equilibrado. Teto, para-brisa, formato das portas e o formato da carroceria são os mesmos do atual, mas de resto, já redesenharam tudo. E mais por baixo ainda, o Palio é uma evolução do Uno, que é do 147…
VW Gol G4 – Um projeto extremamente cansado, com uma carroceria já saturada. Felizmente, a VW sabe disso e já fez uma geração toda nova do Gol.
Por baixo da gambiarra… VW Gol 1995 – Apresentou na época uma carroceria completamente nova, que seguiu até o “G4”, mas é uma evolução da plataforma do Gol Quadrado, mesmo caso que aconteceu na Fiat com o Palio e o Uno.
Ford Ka – Apesar de parecer totalmente novo, as portas e o parabrisa são os mesmos do Ka antigo, que foi reformulado para atender melhor o gosto e as necessidades do brasileiro.
Por baixo da gambiarra… Ford Ka 1997 – Revolucionário, mas nunca caiu no gosto do povo. Trazer o novo Ka europeu ficaria caro e ainda não seria um carro bem adaptado pro Brasil, então adaptaram o antigo.
Fiat Linea – É lindo, mas não passa de um Punto sedan esticado. As portas e o parabrisa são os mesmos do hatch. A base também é bem requentada.
Por baixo da gambiarra… Fiat Punto – Isso só pra ficar no carro do qual o Linea foi derivado, o parente mais próximo… Não sendo maldoso, mas o Punto vem da Idea, que vem do Palio, que vem do Uno, que vem do 147… Veja o post que explica toda essa história.
VW Golf – A marca alemã sempre alegou que o Golf V seria muito caro aqui, aí pra manter o hatch médio atualizado fizeram essa reestilização que já foi o suficiente pra classificar o Golf nacional como gambiarra.
Por baixo da gambiarra… VW Golf 1998 – Bonito e harmônico, mas já ficou antigo a alguns anos… A solução encontrada pela VWB foi uma polêmica reestilização no Golf IV…
Chevrolet Vectra – A GM precisava de um sedan médio moderno, mas o Vectra europeu era careta e ficaria caro. A solução foi pegar o Astra europeu, desenhar uma traseira de sedan nele e batizar de Vectra mesmo. Mas é um bom carro.
Por baixo da gambiarra… Chevrolet Astra – A cara do Vectra nacional é do Astra europeu, mas a base é desse Astra aí… De 1998… Que também é um bom carro, mas que tá bem cansado.
Mercedes-Benz CLC – Ficou indignado de ver esse carro aqui? Pois saiba que o cupê montado em Juiz de Fora (MG) é sim uma gambiarra. A frente é igual ao do atual Classe C. Mas olhe para a lateral… Cadê os vincos muscolosos do Classe C lançado em 2007? Não tem, pois o CLC é baseado na geração anterior do Classe C, de 2000.
Por baixo da gambiarra… Mercedes-Benz Sportcoupé – Lembra desse carro? Ele chegou a ser importado pra cá no começo da década… E agora volta montado no Brasil com cara nova…
Fotos/Texto: Bizarrices Automotivas