7 de dez. de 2009

[Utilidade Pública] Ministério do Meio Ambiente divulga lista dos carros mais poluidores do país

ministerio do meio ambiente divulga lista dos carros mais poluidores do pais Ministério do Meio Ambiente divulga lista dos carros mais poluidores do país

Hoje, o governo federal através do ministério do Meio Ambiente divulgou um ranking em que pontua os carros de acordo com os níveis de emissões de poluentes dos mesmos.

No total são 402 modelos vendidos no Brasil e a forma de pontuação vai de 1 a 5 estrelas, onde 1 estrela indica o modelo mais poluidor e 5 estrelas o menos poluidor.

Mas o critério estabelece que 3 estrelas representem a emissão de hidrocarbonetos, oxido de nitrogênio e monóxido de carbono.

1 ou 2 estrelas representam os níveis de emissões de CO2 no escapamento e 4 ou 5 estrelas representam modelos Flex. Assim, nenhum modelo a gasolina conseguirá 5 estrelas. Parece mais uma manobra de marketing do governo para vender carros flex.

Bom, entre os 20 mais poluidores, que receberam apenas 1 estrela, a maioria é de origem francesa. Destes 10 são Citroën, entre eles C4 e Xsara Picasso, ambos 2.0 litros.

Mas a Citroën não fica só entre os piores, tendo também a Peugeot com cinco versões do 407. A Mitsubishi recebeu 1 estrela para três modelos, entre eles o Pajero 3.8 HPE e a VW com duas versões do Jetta 2.5.

Na outra ponta da lista, entre os menos poluidores, a GM lidera com 13 modelos que utilizam seus motores. A Chevrolet ainda lidera com sete modelos do Prisma 1.0 e Celta 1.0/1.4.

A Fiat fica em segundo com seis modelos do Siena, Stilo, Idea e Palio, todos com motor 1.8 da GM. A VW entra no grupo apenas com cinco modelos do Fox e SpaceFox, ambos 1.6. A Citroën com três modelos do C3 1.4 e por último, a Ford com uma versão do Ka 1.0.

Fonte: Folha de São Paulo.(Noticias Automotivas)